Gestão Para Criativos

creativity

A Gestão Criativa é algo que muitos empreendedores buscam em seus negócios, ainda que esses sejam corporativos, pois essa gestão cheia de criatividade, ideias e intuição é o que indica o diferencial no mercado competitivo. Todo mercado tende a valorizar os profissionais capazes de responder criativamente aos desafios de desenvolver e estimular sua capacidade de pensar, enxergando as oportunidades em diferentes aspectos. creative-brainE se o mercado comum já está percebendo que a criatividade é necessária em todos os cenários, inclusive para perceber oportunidades e inventar negócios, por que nós criativos, não direcionamos toda essa nossa capacidade de criar e toda nossa sensibilidade diante de uma nova ideia e projeto, para gestão de nosso negócio.

A gestão de um negócio é o patinho feio de nossa história como empreendedores, pois a maioria tem um certo preconceito em administrar e até mesmo aprender sobre o assunto. Tenho que admitir que estou entre a maioria, tenho uma certa limitação quando se trata de organização e gestão, sinto-me acoada e entediada com o assunto. Por isso, preciso me esforçar para aprender e me capacitar cada vez mais nesse assunto. Se esse for o seu caso, acredito que deva fazer o mesmo, como se fosse um matéria escolar que você menos simpatiza, mas que ainda assim necessita estudar para passar nos testes e provas necessários.

A gestão de um negócio criativo deve possuir também a identidade e o conceito que você transfere para suas peças, produtos e serviços, a “alma do negócio” deve estar presente em tudo, desde o ambiente de trabalho até a gestão financeira e administrativa do seu negócio.

time-to-create--logo-white-

Levando em consideração que os pilares do empreendedorismo são: CRIATIVIDADE, INTUIÇÃO E INOVAÇÃO, nós criativos devemos estar abertos a esses pilares de forma íntima e familiarizada, pois já colocamos tudo isso no momento em que criamos uma peça, elaboramos um projeto ou executamos um serviço. Porém, assim como nossos produtos e serviços são únicos, a nossa gestão também deve ser única, ou seja, ao capacitar-se nesse campo, você vai absorver todo o conteúdo ensinado e aplicar da melhor forma em seu negócio, lembrando de manter o seu conceito (a alma do negócio, lembra?).

Se você é a parte criativa do seu negócio e tem um grau de dificuldade na parte de gestão, é ideal que na hora de procurar um sócio você escolha alguém que consiga suprir essa carência (unindo o útil ao agradável), ainda que essa pessoa também venha colaborar na parte criativa, claro, sem sobrecarregar ninguém e esclarecendo exatamente a função de cada um no negócio.

Mas se você é uma empresa de uma pessoa só, como acontece na maioria dos casos dos criativos empreendedores, não há escapatória, VOCÊ PRECISA SE CAPACITAR para melhor gerir o seu negócio.

Creative-problem-solving-innovation-300x300

No SEBRAE encontramos um bom material para a nossa capacitação, além de você poder buscar uma unidade próxima, aí na sua cidade. O SEBRAE oferece e-books e cursos ead.

E-books

Para conferir algumas opções em assuntos de gestão e outros relacionados ao seu negócio CLIQUE AQUI!

Cursos

Para conhecer os cursos ead sobre gestão e outros assuntos CLIQUE AQUI!

Espero que tenha gostado do post. Deixe seu comentário ou sugestão para novos assuntos.

assinatura3

 

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *